quarta-feira, 28 de abril de 2010

Como Escolher o Calçado Ideal Para A Missão





Para caminhar, seja praticando o trekking, corrida de aventura, escalando [fazendo proselitismo]e demais atividades parecidas, os nossos pés e o calçado que usamos são alvos de uma preocupação especial. O conforto e segurança ao caminhar devem ser encarados como fator importante para o sucesso de uma empreitada por trilhas e caminhos tortuosos.

Muitos que estão lendo [...] agora já passaram ou presenciaram um caso de feridas e bolhas nos pés durante uma caminhada, e isso com certeza não traz boas lembranças, pois provavelmente a atividade foi bastante prejudicada.É relativamente comum isto acontecer. Mesmo para aqueles que têm os pés calejados de muitas milhas em uma bota, sabem que uma pedrinha, areia, ou mesmo aquela meia que não deu certo, podem causar algum estrago.Muito comum também são os novatos que, na euforia de fazer sua primeira trilha, adquirem o primeiro calçado que vêem na frente [...]. Independente da capacidade de compra de cada um, sempre existe uma solução mais adequada. O mais importante de tudo é seguir algumas regras para não ficar [...] andando esquisito, todo contorcido, por causa das bolhas.

Na hora de comprar um calçado para caminhadas, prefira aqueles adequados para as mesmas. Nem sempre botas e sapatos com jeitão rústico são adequados. Não esqueça que este tipo de calçado virou moda e se vende hoje em qualquer butique. Procure marcas especializadas, em sites ou lojas do ramo para melhor orientação. [...] Quando comprar o calçado, antes de sair para a [missão], use-o pelo menos duas semanas antes em pequenas caminhadas na cidade e dentro de casa. Isso irá amaciar o calçado e, também, indicar se algum lugar está “pegando mais”, pois este ponto com certeza irá prejudicar durante a jornada na [missão]. Evite colocar algodão, pano ou jornal molhado dentro do calçado para alargar, isto só irá comprometer a vida útil do mesmo.


Dicas

Sempre deixe suas unhas dos pés bem aparadas, isso evita que elas encravem e causem ferimentos entre os dedos.

Algumas pessoas têm os pés bastante sensíveis. Para estes e para quem irá iniciar-se na arte de caminhar em terrenos bastante acidentados, vale fazer alguns preparativos antes de calçar a bota:
Use meias adequadas para trekking: aquelas de algodão e tecido sintético, poliéster, e reforçadas no calcanhar e base dos pés;
Pegue um rolo de esparadrapo, de preferência micropore, e coloque nos pontos mais sensíveis de seu pé, aqueles pontos que você sente mais dentro do sapato, normalmente na parte lateral externa do dedão, calcanhar e dedinho;
Pode-se, também, para garantir mais ainda a não formação de bolhas, utilizar-se a técnica de, depois de colocar o esparadrapo, untar o pé com vaselina ou hipoglós e daí então colocar as meias. Esta técnica permite que diminua o atrito entre os pés e o calçado, fator de formação das bolhas e feridas.


E se surgirem bolhas?
Em casos de bolhas é preciso antes de tudo que seu estojo de primeiros socorros esteja completo. O melhor a fazer é limpar bem o local das bolhas e deixar o pé arejado, para que a bolha diminua e seque por completo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário